segunda-feira, 25 de julho de 2011

POTENCIALIDADES DAS TIC NA EDUCAÇÃO

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Curso de Especialização Tecnologia e Novas Educações – Módulo I


Atividade Complementar.


Tendo como base o aprendizado adquirido nos processos em discussão no decorrer do Curso de Especialização em Tecnologia e Novas Educações, o que possibilitou a todos os cursistas, perceber a importância das mudanças na dinâmica da escola com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, conhecida como TIC com abrangência na formação dos professores para uma eficaz integração no sistema educativo, contribuindo destarte para a transformações das atitudes dos educadores.

Assim, entende-se que a dimensão cultural é central e estruturante nestes processos, e sua importância ainda maior para a caracterização de um novo perfil do professor, possibilitando a implementação das mudanças em suas práticas no entendimento de que as novas gerações tem outros modos de aprendizagens, baseado em estruturas não lineares, completamente diferentes da estrutura seqüencial em que se assentam os saberes livrescos tradicionais e que ainda é recorrente na grande maioria das escolas.
Mais do que um transmissor de saberes , o professor será um facilitador, um mediador de saberes, praticando uma pedagogia ativa centrada no aluno e terá um papel decisivo na construção do cidadão crítico e ativo.

A educação básica, sobretudo, ganhou novas possibilidades para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem com a utilização das práticas pedagógicas com o uso das TIC, permitindo a esta geração o desenvolvimento de competências em trabalhar com autonomia, com uma prática de análise e reflexão, confrontação, verificação, organização, seleção e estruturação considerando as diversidades de fontes de consultas e estudos; além do conhecimento e compreensão de outras culturas.

Por tudo isso, entendo que o uso das TIC se caracterizam como eixo estruturante do processo educacional e sua compreensão conceituais, metodológicas e de amplitudes do conhecimento das redes colaborativas, inserindo o cidadão no ciberespaço são bases para a construção de novos saberes e por uma prática pedagógica estruturante, com dimensões e possibilidades, indispensáveis ao educador na contemporaneidade.

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