segunda-feira, 25 de julho de 2011

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - MODULO I

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - MODULO I


Sem dúvida, que a “instalação das ferramentas modernas” se constituem como novos e úteis meios de construção e difusão de conhecimentos. As possibilidades que essas modernas ferramentas oferecem se dobram em entretenimento e acesso a uma infinidade de informações, mas o simples uso não garante novas formas de ensinar e aprender.

As imagens configuram o entendimento a partir da compleição arquitetônica da escola, às formas da disposição dos alunos nas salas e embora perceba-se a presença de equipamentos o professor continua utilizando métodos ultrapassados no processo do ensino. Essa prática continua recorrente no sistema escolar que atuamos. Desse modo o professor precisa se (re)apropriar de conhecimentos relacionados aos usos das TIC e substancialmente se apropriar das novas práticas pedagógicas colocando a educação na nova sociedade da informação e comunicação.

Para que isso ocorra faz-se necessário uma mudança de atitude do professor frente a este desafio, numa reflexão que possibilite repensar sua prática na sala de aula, buscando novas formas de trabalhos com esses novos recursos, explorando todas as potencialidades que o uso deles oferecem para a construção do conhecimento.

Não pretendo ser ingênuo ao falar do uso das medias na educação se não considerar a importância da existência de um projeto para utilização das TIC embasado no projeto politico-pedagógico da escola e em concepções e práticas acerca da importância e uso dessas tecnologias.

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog. Gostei das informações. Sucesso !! Já estou te seguindo.

    ResponderExcluir