segunda-feira, 25 de julho de 2011

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - MODULO I

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - MODULO I


Sem dúvida, que a “instalação das ferramentas modernas” se constituem como novos e úteis meios de construção e difusão de conhecimentos. As possibilidades que essas modernas ferramentas oferecem se dobram em entretenimento e acesso a uma infinidade de informações, mas o simples uso não garante novas formas de ensinar e aprender.

As imagens configuram o entendimento a partir da compleição arquitetônica da escola, às formas da disposição dos alunos nas salas e embora perceba-se a presença de equipamentos o professor continua utilizando métodos ultrapassados no processo do ensino. Essa prática continua recorrente no sistema escolar que atuamos. Desse modo o professor precisa se (re)apropriar de conhecimentos relacionados aos usos das TIC e substancialmente se apropriar das novas práticas pedagógicas colocando a educação na nova sociedade da informação e comunicação.

Para que isso ocorra faz-se necessário uma mudança de atitude do professor frente a este desafio, numa reflexão que possibilite repensar sua prática na sala de aula, buscando novas formas de trabalhos com esses novos recursos, explorando todas as potencialidades que o uso deles oferecem para a construção do conhecimento.

Não pretendo ser ingênuo ao falar do uso das medias na educação se não considerar a importância da existência de um projeto para utilização das TIC embasado no projeto politico-pedagógico da escola e em concepções e práticas acerca da importância e uso dessas tecnologias.

POTENCIALIDADES DAS TIC NA EDUCAÇÃO

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Curso de Especialização Tecnologia e Novas Educações – Módulo I


Atividade Complementar.


Tendo como base o aprendizado adquirido nos processos em discussão no decorrer do Curso de Especialização em Tecnologia e Novas Educações, o que possibilitou a todos os cursistas, perceber a importância das mudanças na dinâmica da escola com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, conhecida como TIC com abrangência na formação dos professores para uma eficaz integração no sistema educativo, contribuindo destarte para a transformações das atitudes dos educadores.

Assim, entende-se que a dimensão cultural é central e estruturante nestes processos, e sua importância ainda maior para a caracterização de um novo perfil do professor, possibilitando a implementação das mudanças em suas práticas no entendimento de que as novas gerações tem outros modos de aprendizagens, baseado em estruturas não lineares, completamente diferentes da estrutura seqüencial em que se assentam os saberes livrescos tradicionais e que ainda é recorrente na grande maioria das escolas.
Mais do que um transmissor de saberes , o professor será um facilitador, um mediador de saberes, praticando uma pedagogia ativa centrada no aluno e terá um papel decisivo na construção do cidadão crítico e ativo.

A educação básica, sobretudo, ganhou novas possibilidades para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem com a utilização das práticas pedagógicas com o uso das TIC, permitindo a esta geração o desenvolvimento de competências em trabalhar com autonomia, com uma prática de análise e reflexão, confrontação, verificação, organização, seleção e estruturação considerando as diversidades de fontes de consultas e estudos; além do conhecimento e compreensão de outras culturas.

Por tudo isso, entendo que o uso das TIC se caracterizam como eixo estruturante do processo educacional e sua compreensão conceituais, metodológicas e de amplitudes do conhecimento das redes colaborativas, inserindo o cidadão no ciberespaço são bases para a construção de novos saberes e por uma prática pedagógica estruturante, com dimensões e possibilidades, indispensáveis ao educador na contemporaneidade.