segunda-feira, 8 de novembro de 2010

INTOLERANCIA RELIGIOSA

      Estarrecido e  indignado como todo ente democrático e   comprometido com o fortalecimento da luta em favor da diversidade cultural e religiosa, manisfesto veemente repúdio em conjunto com os ativistas do movimento negro e membros da entidades afro-religiosa da ilha de Itaparica. Exigimos das autoridades competentes, como: Ministério Público, Secretaria de Segurança pública, Secretaria de Promoção da Igualdade do Governo da Bahia - SEPROMI, intensivo empenho na apuração dos fatos e condenação dos culpados de mais uma das bárbaries cometidas contra o povo negro e membros das manifestações afro-religiosas.

    A matéria veículadas na imprensa local, onde a yalorixá Bernadete Souza é agredida por prepostos da PM no Assentamento Dom Helder Câmara,   não diferem muito ao que eramos acostumados a ver até a década de 70 quando o povo de Santo da Bahia  eram submetidos à humilhações com invasões dos templos, maculando munumentos sagrados e investindo contra a integradade fisica e moral de seus lideres e seguidores. Esse retrocesso denúncia mais uma vez o racismo instituciomal existente em nossa sociedade, a intolerância religiosa e um flagrante desrespeito à Constituição Federal.



Estaremos acompanhando o desenrolar das investigações, contando, evidentemente com a punição dos envolvidos.

ErmevaldaHora-SociedadeAfro-ReligiosaIlê Axé Baba Omiguã
Tosta Passarinho - Ativista do Movimento Negro
Associação Afro-Religiosa ILÊ TUMTUM

Um comentário:

  1. Não bastou as agressões físicas e morais sofrida pela yalorixá Bernadete Ferreira, ocorridas em 23 de outubro no Acampamento Dom Hélder Câmara, em Ilhéus, o corregedor adjunto da PM, Manoel Souza Neto, designado para apurar os fatos reafirma o preconceito e intolerância numa infeliz declaração, agredindo mais uma a vez a religião de matriz africana e todos os seus seguidores, ao afirmar que aquela é mais um “sambinha” e categoricamente garante que “isso (intolerância) não vai ser provado de jeito nenhum”



    Do governo e das instituições aguarda-se os resultados da apuração e punição dos responsáveis, e, sob tutela de Oxosi, senhor da floresta e todo os seres que nela habitam, essa barbárie certamente terá conseqüências desastrosas para aqueles que subestimaram seu poder .

    ResponderExcluir