A relevância da ênfase na contemporaneidade do processo de aprendizagem é focar o como você sabe do que o que e o quanto você sabe. Aprender é saber realizar. Conhecer é compreender as relações, é atribuir significado às coisas, levando em conta não apenas o atual e o explicito, mas também o passado, o possível e o implícito, isto de forma colaborativa, e em pleno envolvimento entre as partes que compõem o fazer pedagógico.
A utilização das tecnologias como elemento estruturante, propõe desenvolver espaços de produção, de autoria e de partilha de conhecimentos. O professor, nesse caso, é o mediador do processo, orientando o aprendiz e mostrando o campo de possibilidades de criação utilizando as novas tecnologias. Para a concretização dessa intencionalidade é necessário romper resistências e investir na formação do educador para que o uso do computador não sirva apenas para maquiar o seu potencial pedagógico.
“Educar para a cidadania global é desenvolver a compreensão de que é impossível querer desacelerar o mundo é, sim, procurar adaptar a forma de educar às mudanças rápidas e aceleradas presentes em nossas vidas. È ter uma atitude interna de abertura e não de fechamento, uma atitude de questionamento crítico e, ao mesmo tempo, de aceitação daquilo que julgar relevante. Envolve a compreensão dos impactos sociais e políticos decorrentes dos fenômenos demográficos e a aquisição de valores compatíveis com a vida numa sociedade planetária, onde prevalece a tolerância, o respeito, a compaixão, a cooperação e a solidariedade. É preparar os indivíduos para vivenciarem uma nova ética entre os povos, capaz de melhorar a convivência neste mundo.” (Maria Cândida, 1997).
Necessário se torna entendermos o campo de possibilidades existentes no uso de novos recursos tecnológicos como elementos estruturantes, e a sua utilização plena somente acontecerá quando ocorrer uma revisão geral sobre o que é educação na contemporaneidade e a exigência de uma nova postura dos educadores.
Comentário muito interessante!
ResponderExcluirPorém, como você tem notado isso em sua prática pedagógica?
Dica: alguns leitores que passam pelo seu blog podem querer buscar mais informações sobre o que você fala e, para isso, é interessante trazer a referência do que você cita...