terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A ESCOLA COMO MEIO DO DISCURSO MIDIÁTICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES.

- DIMENSÃO ESTRUTURANTE DAS TECNOLOGIAS.

Diante da perspectiva adotada no Módulo A dimensão estruturante das tecnologias, faça uma análise sobre os argumentos apresentados pela professora Elisabeth Dantas, que considera “a escola como meio de comunicação do discurso midiático” e que o professor tem um papel importante frente a estas questões..


Pode até ser que o tema desenvolvido pela professora Elisabeth Carvalho Dantas, na Sessão Integradora do Curso de Especialização em Tecnologia e Novas Educações para alguns colegas tenha até sido irrelevante, o que mesmo assim, é questionável. Para mim, aquela aula foi de extrema contribuição para o entendimento da necessidade de se pensar e contextualizar as teorias de marketing aplicada à educação em todos os níveis e, enquanto dimensão estruturante, sem dúvida, se caracteriza como um contributo na melhoria da performance do professor da qualidade do processo mediador do conhecimento. “ A capacidade de aprender novas coisas é mais importante do que nunca em um mundo no qual você precisa processar informações em grande velocidade (TAPSCOTT. 2010)”


A primeira década do século XXI ficou no passado, mas, deixou registrado como á década das grandes inovações tecnológicas, o início no Brasil na inserção da cultura digital, ainda que com restrições ao acesso de todos, carecendo, portanto, de politicas públicas que permitam a acessibilidade crítica a essa cultura., teve um avanço significativo. Não pode-se negar que a internet se transformou numa imensa plataforma, capaz de agregar usuários com interesses e conhecimentos e o professor entender da necessidade de se apropriar desses conhecimentos, contribuindo na construção de mudanças do processo ensino aprendizagem que Tapcott afirma pertencer à Era da Revolução Industrial. A utilização dos computadores pelos professores e alunos nas escolas não resolverá os problemas de ensino-aprendizagem que existem nos dias atuais, mas com certeza pode tornar as aulas melhores e mais criativas, assim como dar aos alunos o direito de apropriar- se dessa tecnologia que está presente na sociedade, mas à qual nem todos tem acesso. (Bettega. 2010)

A educação em massa foi um produto da economia industrial. Howard Gardner diz que a escolarização é uma idéia de produção em massa. “Você ensina a mesma coisa, da mesma maneira, a todos os alunos e, depois, os avalia do mesmo modo” A pedagogia se baseia na idéia questionável de que as experiências otimizadas de aprendizado podem ser construídas para grupos de estudantes da mesma idade cronológica. Nessa visão, um currículo é desenvolvido com base em informações pré-dirigidas e estruturadas para a melhor transmissão. Se o currículo for bem-estruturado e interessante, então grande parte dos estudantes de qualquer série vai “ entrar em sintonia” e se engajar com a informação. Mas muitas vezes não é isso que acontece.

Em artigo “Educação escolar e meios de comunicação” Donizete Soares afirma que os meios de comunicação refletem e reinventam nossos modos de pensar e agir, interferem em nossas decisões e ações, operam no sentido de nos tirar de situações cômodas e arcaicas empurram-nos para novos tempos, utilizando tecnologias avançadas e fascinantes mexem com nossos nervos e sacodem nossas emoções transportam nossas idéias e vontades para lugares diferentes fazem com que fiquemos em casa ou ocupemos as ruas. Incitam-nos e nos acalmam envolvem-nos e nos separam, criam em nós e para nós necessidades inimagináveis, levando-nos a realizar o objetivo maior da sociedade em que vivemos. Consumir.
Ora , para quem se dedica à educação escolar, reconhecer a importância dos meios de comunicação é, no mínimo, uma obrigação e uma necessidade.
Obrigação, porque implica admitir que os profissionais que atuam junto a equipamentos que produzem textos, sons e imagens contam com recursos muito mais sofisticados que a escola e, portanto, conseguem, nesse aspecto, atingir os alunos com mais facilidade do 8257-5193 8257-5193informam mais e melhor do que o mais experiente e bem preparado professor.
Necessidade, porque sem eles a escola é um lugar estranho. Aliás muito estranho, porque, de uma forma ou de outra, os meios de comunicação já são conhecidos e seus equipamentos, manuseados por parcela significativa da população. Não há nada que justifique a ausência deles na escola e dentro da sala de aula.

É inaceitável que os professores e alunos não tenham acesso rápido e fácil a todas as mensagens midiáticas e mais ainda que as escolas e os professores não se interessem e não se capacitem para compreender essas novas linguagens que, certamente, estão interferindo no modo de pensar, de ser e de expressar de todos nós e, em particular, das novas gerações.

BIBLIOGRAFIA.

Tapscott, Don. A hora da geração digital. Agri Negócios, 2010.

Bettega, Maria Helena Silva. A Educação continuada na era digital 2.ed. – São Paulo: Cortez.2010

Soares. Donizete. Educação Escolar e Meios de Comunicação. www.portalgens.com.br


8257-5193 8257-5193 8257-5193Ermeval Bonfim Ferreira da Hora

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