quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SUJEITO CONTEMPORÂNEO E A PERMANÊNCIA DAS DESIGUALDADES

      A partir da chegada da internet, esse sujeito tem a seu dispor um amplo leque de possibilidades de utilização da tecnologia para se apresentar a seus pares, para se divulgar e, até mesmo, simular ser quem não é ou quem gostaria de ser, mesmo que seja apenas virtualmente. Parte do princípio foucaultiano de que o sujeito não é algo sempre dado, mas constituído por meio de práticas discursivas, sociais, históricas, entre outras.
      Parte da afirmação de que o homem tem necessidades de deixar inscritas suas marcas. Do homo sapiens ao homo digitalis, percebe-se um longo processo: o da utilização de várias linguagens e tecnologias para construir arquivos que possam guardar sua história. A busca da eternização, a idéia de tornar-se conhecido, o registro de sua cultura, do seu modo de ser e de pensar, tudo isso sempre foi uma constante, na vida do ser humano. O homem da caverna deixava seus desenhos nas pedras. Posteriormente passou da pedra à madeira, à cerâmica, ao papiro, ao pergaminho e finalmente ao papel..
     O homem digitalis foi do papel aos meios virtuais, adentrou no mundo de conexões l nks, fundindo várias linguagens num mesmo suporte e aí a internet chega com a promessa de ser a revolução das revoluções na história da humanidade: a era da inteligência coletiva que, por meio da rede planetária de computadores, os seres humanos combinariam inteligência, conhecimento e criatividade para a produção de riqueza e desenvolvimento social.
     Embora tenha havido mudanças, há a permanência da desigualdade, da intolerância, do medo do descarte do grupo social, da angústia existêncial.
    Sugere-se ao sujeito contemporâneo ficar aberto às potencialidades das tecnologias da cibercultura e atento às negatividades delas. Devemos tentar compreender a vida como ela é, buscar compreender e nos apoderar dos meios sócio-técnicos dessa cultura, fazendo dessa forma a sobrevivência cultural, estética, social, e politíca estará garantida para além de um mero controle maquínico (LEMOS. 2003).
    O domínio das novas tecnologias da informação e do conhecimento, as denominadas TICs, tem sido a grande busca de todos na sociedade. Acredita-se que de posse do domínio das TICs o ser teria o saber e o poder que poderão, aparentemente garantir sua sobrevivencia no mundo social, pessoal, profissional e ideológico. (In: OLIVEIRA. Maria Regina Momesso (UNIFRAN; CTI-UNESP; FJAU).